Vitaminas B retardam o mal de Alzheimer

Vitaminas B retardam o mal de Alzheimer

Você sabia que as vitaminas B retardam o mal de Alzheimer? A doença atinge um milhão de brasileiros. Geralmente, se manifesta com pequenos esquecimentos, depois surge a dificuldade em articular palavras, problemas na execução de atividades diárias e evolui para alterações de comportamento.

Vitaminas B retardam o mal de Alzheimer

Não há uma definição sobre as causas do mal de Alzheimer. A doença afeta o funcionamento do cérebro de modo lento e progressivo, caracterizada pelo comprometimento de uma ou mais funções, como:

  • Memória;
  • Linguagem;
  • Atenção;
  • Raciocínio lógico;
  • Julgamento;
  • Planejamento.

Pesquisas apontam que o cérebro das pessoas com mal de Alzheimer começa a encolher e sofrer alterações até uma década antes dos primeiros sinais de demência.

A eficácia da vitamina B contra o mal de Alzheimer

Um estudo britânico sugere que doses de vitaminas B podem reduzir pela metade o ritmo do encolhimento do cérebro em pessoas com alguns sinais da doença.

O encolhimento do cérebro é um dos sintomas da debilidade cognitiva leve que pode ser um dos indicadores iniciais de demência.

A pesquisa, publicada na revista especializada Public Library of Science One, avaliou 168 pacientes que sofriam, em algum nível, do declínio mental conhecido como debilidade cognitiva leve.

A condição marcada por pequenos lapsos de memória e problemas de linguagem, vai além do que é considerado “normal” no processo de envelhecimento e pode ser um indicativo do desenvolvimento de Alzheimer.

Metade das pessoas recebeu um comprimido diário contendo níveis elevados de ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12. Já a outra metade, recebeu um placebo.

Depois de 2 anos, os pesquisadores mediram o ritmo de encolhimento do cérebro dos voluntários.

Veja como funciona o ritmo de encolhimento do cérebro de cada pessoa com:

  • Mais de 60 anos: o cérebro encolhe, em média, a um ritmo de 0,5% ao ano;
  • Debilidade cognitiva leve: o cérebro encolhe a um ritmo duas vezes mais rápido;
  • Mal de Alzheimer: o ritmo de encolhimento do cérebro chega a 2,5 % ao ano.

Os pesquisadores de Oxford concluíram que, em média, o encolhimento do cérebro dos pacientes que tomaram o complemento com vitaminas do complexo B ocorreu a um ritmo 30% mais lento. Em alguns casos, o ritmo chegou a ser mais do que 50% mais lento e, consequentemente, fazendo com que a atrofia cerebral fosse equivalente a de uma pessoa sem qualquer debilidade cognitiva.

Como proteger o cérebro do mal de Alzheimer

Algumas vitaminas do complexo B – ácido fólico, vitamina B6 e B12 – controlam os níveis da substância conhecida como homocisteína no sangue. Ela é associada ao encolhimento mais rápido do cérebro e ao Alzheimer.

Os autores da pesquisa sugerem que os efeitos da vitamina B sobre os níveis de homocisteína ajudaram a reduzir o ritmo de encolhimento do cérebro.

Segundo o autor do estudo, David Smith, os resultados foram maiores do que esperavam.

“Essas vitaminas estão fazendo algo pela estrutura do cérebro – estão protegendo-a, e isso é muito importante porque precisamos proteger o cérebro para evitar o Alzheimer”, disse ele.

Max4life: vitaminas e minerais

A ingestão de vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento cognitivo, saúde e bem-estar geral. As vitaminas B são encontradas normalmente em vários alimentos, como carne, peixe, ovos e verduras.

Em conjunto com uma alimentação saudável, conte com Max4life para repor as vitaminas e minerais.

Max4life traz nutrientes em sua composição que auxiliam no melhor desempenho físico e mental, combatendo o cansaço e prevenindo problemas de saúde, são eles:

  • Zinco: retarda o envelhecimento e previne o mal de Alzheimer;
  • B6: combate a depressão e previne a perda de memória;
  • Cromo: melhora o sistema imunológico e previne doenças crônicas;
  • Selênio: ajuda a combater o câncer e a fraqueza muscular.

Conheça os benefícios que Max4life pode trazer para a sua saúde física e mental.

  • Share post