Raios UV causam envelhecimento precoce

Raios UV causam envelhecimento precoce

A saúde da pele está muito associada a relação que você tem com o sol, pois os raios UV causam o envelhecimento da pele de forma mais rápida que o normal. Eles atingem as fibras de colágeno e elastina, causando danos que se apresentam com rugas e marcas de expressão.

Raios UV causam envelhecimento precoce

Os raios ultravioletas são radiações emitidas pelo sol, dentre todas elas, a mais energética. Recebe esse nome “ ultravioleta” por que o comprimento de sua onda está entre 200 e 400mm e com uma frequência maior que a luz visível. Ou seja, violeta é a cor que possui maior frequência dentre todas as cores que o olho humano é capaz de enxergar.

Tipos de Raios UV

Já ouviu falar em raios UVA e UVB? Eles são os mais populares, mas ainda existe o raio UVC. Para cuidar da pele do rosto e de todo o corpo, é fundamental conhecer a ação de cada um:

Raio UVA: está mais presente na superfície terrestre, já que não são absorvidos pela camada de ozônio. Ele age de forma igual em todas as estações do ano e condições climáticas, ou seja, independente se está sol ou chuva, o raio UVA age de forma igual.

Raio UVB: parcialmente absorvido pela camada de ozônio. É mais incidente em regiões com altitudes mais elevadas e próximas à linha do equador. Mais ativas no verão, principalmente entre as 10h e 14h, por isso ouvimos a recomendação para evitar esses horários durante o período mais quente do ano.

Raio UVC: é o raio que menos se aproxima da luz visível, apesar de ser nocivo à biosfera, não atingem a superfície terrestre, a camada de ozônio faz sua completa absorção. A reprodução do raio UVC é feita de forma artificial, para processo de tratamento de água e esterilização de materiais.

Malefícios dos Raios UV

Apesar de não causar queimaduras, o raio ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos às fibras de colágeno e elastina, dessa forma ao longo de um período, já é possível notar o envelhecimento precoce da pele.

Os raios UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão aparente. Os problemas vão além, a exposição ao UVB pode causar ainda sardas, manchas, catarata, cegueira e até mesmo câncer de pele.

Tomar sol faz bem?

Apesar de até agora você ter lido apenas fatos relacionados aos problemas em decorrência da radiação solar, existem sim, benefícios. A vitamina D por exemplo só é absorvida pelo nosso corpo, após a exposição ao sol. No entanto vale a recomendação de evitar o contato com o sol entre às 10h e 16h, é necessário aproveitar horários de menor incidência solar.

Como proteger a pele do rosto do envelhecimento precoce?

Para que possamos aproveitar o sol e seu benefícios é essencial um série de cuidados. O primeiro é utilizar protetor solar, é necessário buscar um produto que proteja dos raios UVA e UVB. Preste atenção no fator de proteção, conhecido como FPS, quanto mais baixo o fator, menor o tempo de reaplicação do filtro solar.

Outra forma de proteção é o uso de óculos de proteção solar – óculos de sol. Apenas use óculos com certificação de proteção, dessa forma irá evitar cataratas e possível perda de visão.

Envelhecimento saudável

Cuidar da sua pele não envolve apenas estética, diz respeito a sua saúde. Os alimentos que ingerimos interferem positivamente ou negativamente no desenvolvimento da nossa pele.

Como evitar rugas? Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem, mas não tem segredo, é preciso ter cuidado e saber usar os produtos corretos, da maneira certa. Para cuidar do rosto e da pele de todo o corpo busque produtos que ajudam na reposição do colágeno.

O colágeno desempenha diversas funções no organismo, dentre elas, mantêm as células unidas e fortalecidas, ajuda na cicatrização e regeneração da pele.

Produtos anti envelhecimento unidos a alimentos saudáveis, ajudam a retardar marcas de expressão e reduzem a flacidez da pele. Alimentos ricos em vitamina A, C e E, cobre, zinco, selênio e silício, ajudam na absorção de nutrientes que unidos tornam a pele resistente à velhice precoce.

  • Share post