Cuidados com a pele do rosto: maquiagem faz mal?

É preciso ter cuidados com a pele do rosto, principalmente quando for fazer o uso de maquiagem, pois usá-la sem prudência faz mal não só para a beleza, mas para a saúde. Adotar rotinas de limpeza e tratamento é importante para mantê-la saudável e bonita, assim como é essencial conhecer os principais vilões que a prejudicam.

Sem entender quais são os erros nos hábitos com a pele, você pode cometê-los sem mesmo ter conhecimento das consequências e, depois, terá que correr contra o tempo para corrigir os danos.

Erros que fazem mal para a saúde da pele

Maquiagem são produtos químicos usados na pele do rosto para esconder imperfeições e valorizar a beleza. Mas alguns erros podem causar o efeito reverso e prejudicar a saúde e a beleza da sua pele. Atente-se e, caso cometa alguns deles, risque hoje mesmo da sua rotina.

Dormir de maquiagem

Este é o principal e mais comum erro que as pessoas cometem em relação à saúde da pele. O cansaço, a correria, a preguiça pós balada e o fato de ter que acordar cedo no dia seguinte são fatores que contribuem para esquecer de retirar a maquiagem e dormir do jeito que chegou.

O problema é que a maquiagem que fica na pele durante a noite impede que ela respire. Este erro, a médio prazo, faz com que a pele perca a viscosidade e forme rugas. É durante o sono que a pele libera as sujeiras dos poros. Ao deixar de limpar o rosto, eles ficam entupidos, favorecendo a formação de acne e até mesmo possíveis alergias.

Usar maquiagem após o vencimento

A maquiagem não deve ser usada após o vencimento porque pode causar irritação na pele. Atente-se às mudanças no cheiro, textura e cor do produto. São sinais de que é hora de trocar. Mesmo se estiver dentro da validade, se um creme mudar de cor não deve ser mais usado – ele sofreu oxidação.

Emprestar maquiagem

Lembre-se, a sua maquiagem é a sua maquiagem, não a empreste. O batom pode transmitir doenças como herpes e candidíase oral (sapinho). O rímel, o delineador e o lápis, conjuntivite.

Usar produtos que não sejam para o seu tipo de pele

A pele oleosa precisa ter o óleo e o brilho reduzidos, enquanto a pele seca precisa de hidratação e cuidados diferentes na zona T (testa, nariz e queixo) e no restante do rosto. Por isso são desenvolvidos produtos diferentes para cada tipo de pele. Caso você não saiba qual o seu tipo de pele, consulte um dermatologista que indique quais produtos de beleza você deve ou não usar.

Não seguir uma rotina de limpeza da pele

Se não tiver um cuidado diário com a pele, ela fica cheia de impurezas e oleosidade, resultando em um aspecto desagradável e no surgimento de cravos, espinhas e marcas. Por isso é preciso cuidar da pele do rosto pelo menos duas vezes ao dia: uma de manhã e uma à noite. O ideal é limpar a pele com sabonete, espuma ou gel, em seguida tonificar com adstringente ou água micelar e, por fim, aplicar um hidratante.

Não usar protetor solar

Os raios ultravioletas prejudicam a pele de diferentes maneiras. O UVA é o responsável pelo envelhecimento da pele, já o UVB é o que causa a vermelhidão e o posterior surgimento de cicatrizes. A melhor forma de se proteger desses males é usando protetor solar diariamente, de acordo com a sua pele.

Como retirar a maquiagem

É sempre importante usar produtos para a limpeza de pele na hora de retirar a maquiagem. Siga os nossos passos para não errar mais ao realizar a higienização:

  • Com algodão, aplique demaquilante específico para os olhos nos cílios – para ir soltando o rímel.
  • Com outro algodão, passe o demaquilante mais adequado ao seu tipo de pele nas zonas mais oleosas, fazendo movimentos de dentro para fora.
  • Passe o creme hidratante.
  • Use outro algodão para limpar as áreas mais sensíveis, como bochechas e têmporas.
  • Volte para a área dos olhos, passando um novo algodão.
  • Use cotonete umedecido no demaquilante para limpar restinhos que acumularam na raiz dos cílios.
  • Após tirar tudo, lave o rosto com sabonete, retirando todo o resíduo de demaquilante.

Cuidados com a pele do rosto: alimentação saudável

A ingestão de alimentos muito gordurosos, calóricos, cheios de açúcar e sódio são prejudiciais para a pele, podendo agravar ou propiciar casos de acne. Além disso, consumir bebida alcóolica em excesso pode fazer muito mal para o rosto, pois afeta a circulação sanguínea e a produção de colágeno, e ainda dificulta a cicatrização da pele, o que pode fazer com que espinhas demorem muito mais a secar ou deixem cicatrizes.

Tenha uma alimentação saudável e pratique hábitos saudáveis, pois a beleza vem de dentro para fora. Aposte em alimentos antioxidantes, como as frutas vermelhas, as frutas cítricas, o azeite de oliva, a aveia e a linhaça.

  • Share post