Cuidados com a pele do rosto: alimentos importantes

Ter cuidados com a pele do rosto é mais do que estética; é cuidar também da saúde. Os alimentos que ingerimos são muito importantes para o funcionamento do nosso organismo. Ter uma alimentação saudável e equilibrada está entre os principais itens para garantir a firmeza, estrutura e beleza da pele do rosto.

Para cuidar do rosto e da saúde da pele, invista em alimentos ricos em colágeno, que é uma das proteínas mais importantes e abundantes do corpo. Ele pode representar de 25% a 30% do conteúdo proteico corporal. O colágeno desempenha diversas funções no organismo, como manter as células dos tecidos unidas e fortalecidas, além de participar no processo de cicatrização e regeneração da pele.

Uma das principais causas do envelhecimento é a perda do colágeno pelo organismo. Os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e os ligamentos perdem elasticidade e força motora. A perda de colágeno ocorre a partir dos 30 anos, quando o corpo passa a perder 1% da proteína ao ano.

A boa notícia é que esse quadro pode ser otimizado com a ingestão de alimentos ricos em colágeno ou que ajudam a estimular a produção da proteína no corpo. Mas também são necessários outros nutrientes, para facilitar a absorção do colágeno, como alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além do cobre, zinco, selênio e silício.

Como cuidar da pele do rosto: alimentos importantes

  • Carnes brancas e vermelhas: as carnes são ricas em colágeno. Elas são fontes completas de proteínas e ajudam a estimular a produção e absorção de colágeno no organismo.
  • Frutas cítricas: as frutas cítricas possuem vitamina C e ajudam na síntese de proteínas, que posteriormente serão convertidas em colágeno. O ideal é comer de duas a três porções de frutas cítricas diariamente com o intuito de aumentar a absorção da proteína no corpo.
  • Castanhas, amêndoas e nozes: além da presença de vitamina E, que é importante para a formação de colágeno, as castanhas, amêndoas e nozes possuem ácidos graxos poli-insaturados, que ajudam na manutenção da vitalidade da pele.
  • Vegetais de cor verde escuro: os vegetais como brócolis, couve e espinafre são ótimos quando o assunto é saúde, pois eles possuem nutrientes benéficos não só para a pele, mas para o corpo como um todo. Ricos em vitamina C, esses vegetais vão ajudar na proteção da pele contra os radicais livres, que são prejudiciais para a saúde do tecido.
  • Pimenta, tomate e beterraba: esses três alimentos possuem licopeno, que é um potente antioxidante, capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, até mesmo o câncer. É ele o carotenoide que lhes confere a cor vermelha. O licopeno também age como um protetor solar natural e faz com que os níveis de colágeno presentes no organismo aumentem.

Alimentos importantes: cuidados no modo de preparo

Para cuidar da pele de forma adequada, não basta só consumir alimentos ricos em colágeno, tem que prepará-los da forma correta, pois se fizer da forma errada, os nutrientes não serão absorvidos e, consequentemente, não haverá melhoras benéficas no organismo.

Por exemplo, se você escolhe carne branca para o almoço, mas despeja creme de leite, há uma briga de nutrientes e nenhum deles é absorvido corretamente. Outro exemplo de combinação ruim é o hambúrguer com queijo, pois há uma briga entre o aproveitamento do ferro da carne e o aproveitamento do zinco e cálcio do queijo.

Para evitar que o mau aproveitamento ocorra, cozinhe os alimentos a vapor e evite fatiá-los demais. Aproveite as cascas dos vegetais, pois elas são ricas em nutrientes, e evite deixar que cozinhem por muito tempo. Opte por pouca água e fogo alto para que as proteínas não se percam. Além disso, cuidado com a mistura de alimentos gordurosos nas refeições, como frituras, margarinas e produtos instantâneos.

Dica para cuidar da pele do rosto

O colágeno hidrolisado também é um dos cuidados com a pele que você pode aderir ou acrescentar à alimentação saudável. Trata-se de um produto bioativo natural com alto grau de pureza, que contém em média mais de 97% de proteínas, disponível em uma forma que pode ser facilmente utilizada e digerida pelo organismo.

Além disso, o colágeno hidrolisado é uma proteína natural que não altera o sabor e o cheiro do produto. Suas principais características são:

  • fácil manuseio;
  • partículas homogêneas;
  • excelentes propriedades de fluidez;
  • alta absorção;
  • dispersão rápida;
  • solubilidades instantâneas;
  • resistente a variações de temperatura e pH.
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