Como acordar disposto? Dicas para você colocar em prática amanhã mesmo

Você tem muitas obrigações diárias mas não sabe como acordar disposto? Se as suas responsabilidades costumam atrapalhar o seu sono, temos boas notícias: alguns hábitos que você pode acrescentar à sua rotina causarão um enorme impacto nos níveis de disposição e te deixarão muito melhor. Listamos algumas dicas para que você consiga ter uma boa noite de sono e acordar mais disposto.

Dicas para ter uma boa noite de sono e acordar disposto

  1. Esqueça o botão soneca

Se você tem aquele costume de apertar o botão “soneca” do despertador (deixando-o despertar de cinco em cinco minutos), é bom colocar isso na sua lista de hábitos a ser excluídos.

A serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar geral e relaxamento, é liberada no organismo logo no início do sono. Já quando vai chegando a hora de acordar, outras substâncias começam a surgir, como a dopamina e a adrenalina. São elas as responsáveis por fazer o seu corpo despertar e diminuir os níveis de melatonina. Assim, ao ficar acordando e dormindo de novo, você acaba promovendo uma disputa química em seu cérebro, que pode resultar em mau humor, dor de cabeça e até uma confusão mental quando você se levanta.

  1. Respeite o seu sono

Você sente que o seu dia não rende tanto quanto gostaria? Saiba que uma questão simples pode estar te atrapalhando: a sua relação com o próprio sono. Todos têm uma parte do cérebro que funciona como um relógio biológico, o chamado hipotálamo.

Nele, há células que secretam hormônios na hora de dormir (melatonina) e acordar (adrenalina). O problema está quando acordamos em horários diferentes a cada dia, o que faz com que essas células deixem de funcionar de forma sincronizada — resultando em uma rotina de sono pouco saudável.

Muitos sentem dificuldade de acordar cedo e acabam sofrendo com picos de sono excessivo durante o dia, isso acontece pelo simples fato de não dormirem o suficiente durante a noite.

Se você não dorme o suficiente, o déficit de sono vai se acumulando por dias e até meses e, por mais que esteja acostumado, você ficará cada vez mais exausto. Por isso é fundamental analisar se você tem dado ao seu corpo as horas suficientes de sono que ele precisa para funcionar bem.

  1. Beba água pela manhã

Beber água ajuda o organismo a manter seu melhor desempenho e, se a hidratação for o primeiro passo da manhã, irá ajudar e muito o sistema digestivo, além de energizar o corpo. Por isso deixar um copo de água ao lado da cama e bebê-lo ao acordar é tão importante.

  1. Faça exercícios

Comece o dia se exercitando. Assim, seu corpo ficará aquecido e energizado antes de ir ao trabalho. Além disso, praticar atividades físicas pela manhã queima mais calorias e oferece mais resistência.

Como acordar disposto: hábitos durante a tarde

Durante o dia, também é importante priorizar a saúde e bem-estar para que na hora de dormir o corpo esteja relaxado e as horas de sono sejam suficientes.

  • Tome um pouco de ar: ficar muito tempo em frente ao computador faz com que a concentração vá por água abaixo, por isso é importante tirar um intervalo, tomar um ar fresco e fazer uma caminhada curta. Assim, a sua energia será revigorada.
  • Beba chá verde: se você consome mais café durante o dia, experimente trocá-lo pelo chá verde. Ele trará mais benefícios para o seu corpo e não irá interferir na qualidade do seu sono.
  • Organize sua mesa de trabalho: quando o seu espaço de trabalho está tão bagunçado que você não consegue achar nem a sua caneta, olhar para aquele acúmulo pode causar estresse e cansaço. Por isso limpe e organize sua mesa com frequência, pois um ambiente mais organizado trará calma e aumentará a sua produtividade.
  • Faça um lanche: faça pequenas refeições durante a tarde. Opte por alimentos saudáveis e que deem energia, como castanhas.

Como acordar disposto: hábitos durante a noite

Evite álcool: o álcool pode atrapalhar o ciclo natural do sono, fazendo com que você se sinta exausto na manhã seguinte. Se está com dificuldade de dormir, evite cervejas e vinhos no fim do dia.

Desligue os aparelhos: mexer no smartphone ou deixar a televisão ligada durante a noite não só atrapalha o sono, mas te deixará com a sensação de cansaço na manhã seguinte. Também é importante não ficar verificando redes sociais antes de dormir, pois a luz do aparelhos influencia negativamente a qualidade do sono.

Deite mais cedo: regularize seus horários para que consiga se deitar mais cedo e pare de terminar trabalhos tarde da noite. Programe suas horas de sono e acorde mais disposto.

Alimentos para acordar com mais disposição

Para muitos, acordar disposto ainda é difícil. Mas alguns cuidados podem te ajudar a despertar com mais disposição:

Café: a cafeína presente na bebida é uma substância estimulante que age no sistema nervoso e ajuda na inércia do sono, que é aquela preguiça matinal que sentimos depois de sair da cama.

Carboidratos: experimente trocar alimentos gordurosos pelo pão francês. Um café da manhã com mais fibras e carboidratos te deixará mais alerta durante o dia.

Chocolate amargo: comer um pedaço de chocolate amargo durante a manhã te ajudará a combater a preguiça matinal. Os flavonoides presentes no cacau (que é a matéria-prima do chocolate) provocam uma melhora na visão e nas funções cognitivas.

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