Alimentos que emagrecem: existem ou não?

Existem muitos mitos quando o assunto é perder peso. Um deles diz respeito aos alimentos que emagrecem — eles existem mesmo? É bom lembrarmos que não há milagres; ou seja, não existe essa história de alimentos emagrecedores.

Alguns alimentos possuem propriedades que auxiliam na queima de gorduras, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo e melhoram o trânsito intestinal.

Mas, para perder peso mesmo, você deve ir além da ingestão desses alimentos, sendo que o ideal é manter uma dieta equilibrada junto da prática de exercícios físicos para alcançar os resultados desejados sem perder a qualidade de vida.

Para perder peso com saúde aposte em uma dieta balanceada, fuja do sedentarismo e consuma alimentos ricos em fibras, como a maca peruana. Você conhece?

Maca peruana emagrece?

A maca peruana é um tubérculo que lembra um rabanete e, como o nome já diz, é nativa da região dos Andes Peruanos. Ela possui 59% de carboidrato, que é uma fonte natural de energia. Além disso, a maca tem muitas fibras, que proporcionam a sensação de saciedade por tempo prolongado, regulam o intestino, eliminam o inchaço e secam a barriga.

Além de ajudar a emagrecer com saúde, a raiz é rica em nutrientes, vitaminas e óleos essenciais. O alimento também é fonte de cálcio, ferro e ômega-3; ou seja, a raiz é mais do que um “alimento emagrecedor”.

Outros alimentos que emagrecem

Além da maca, outros alimentos podem ajudar você a perder peso com saúde, como:

  • Pera: a fruta é rica em fibras e em água, o que proporciona a sensação de saciedade. A pera também possui quantidade significativa de frutose, que é o açúcar natural das frutas, e sua ingestão faz aumentar gradualmente o açúcar no sangue, reduzindo a fome e aquela vontade de comer doces.
  • Canela: a canela é um alimento termogênico, ela aumenta o metabolismo do organismo e estimula a queima de gordura.
  • Berinjela: a alta quantidade de fibras da berinjela ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, ela contribui no combate ao colesterol ruim e evita a má digestão.
  • Arroz integral: o arroz integral é mais rico em fibras do que o arroz branco, prolongando a sensação de saciedade e fazendo com que a quantidade ingerida seja menor.
  • Aveia: a aveia é rica em fibras solúveis e proteínas, que dão saciedade e regulam o trânsito intestinal. Ela também ajuda a equilibrar a glicemia e a controlar o colesterol alto, o que ajuda a diminuir a fome.
  • Farelo de trigo: além de ser rico em fibras e ter poucas calorias, favorecendo a duração da saciedade, o farelo de trigo pode ser usado para combater a prisão de ventre e ajudar no controle da glicemia.
  • Melancia: a melancia é uma fruta rica em água e quase não tem calorias. Ela é muito útil em dietas para perder peso, desinchar e controlar a pressão alta. Além disso, a fruta ajuda na desintoxicação do organismo, pois tem propriedades refrescantes e diuréticas.
  • Chá verde: é o melhor chá para queimar calorias, pois ele possui propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras.
  • Linhaça: a linhaça contém ômegas 3 e 6, proteínas, vitaminas, fibras e lignanas. As fibras absorvem a água, formando uma película em forma de gel que dá a sensação de saciedade. Além disso, o grão contribui para o funcionamento intestinal.
  • Feijão: o feijão pertence às leguminosas, assim como a lentilha e a ervilha. São alimentos considerados fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.

Como emagrecer com saúde

Além dos alimentos que emagrecem, para perder peso com saúde o ideal é conciliá-los com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, prática de exercícios físicos e muita água fresca. Para otimizar ainda mais a sua reeducação alimentar, consulte um nutricionista para pedir a indicação da maca peruana e dos demais alimentos.

Assim, ele irá considerar suas necessidades nutricionais e onde você pode encaixar cada alimento na sua rotina, para que depois vocês possam avaliar e conquistar os melhores resultados.

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